terça-feira, 13 de abril de 2010

IX Bienal Internacional do Livro do Ceará

Bom, essa postagem devia ter sido feita no dia em que se deu início o evento, mas esperei que chegasse hoje, pois há um grande motivo para isso! Hoje é comemorado o 284º Aniversário de Fortaleza e junto com a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, essa festa fica ainda mais bela e cheia de cultura!


Durante dez dias, Fortaleza será a capital nacional da literatura. Será aberta nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Ceará, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril. Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.

A programação da Bienal do Livro do Ceará 2010 contará com lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público. Nomes consagrados como Carlos Heitor Cony, Emir Sader, Thiago de Mello, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant´Anna e Lira Neto dividirão espaço com novos talentos da literatura nacional e cearense. As crianças e seus pais serão brindados com uma série de atividades dentro da Arena Infantil “O Menino Mágico” e em outros momentos ao longo da Bienal, trazendo a Fortaleza ícones da literatura infantil, como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o cartunista e criador do Menino Maluquinho, Ziraldo; e escritores de gerações distintas, como Pedro Bandeira, Marina Colasanti e Thalita Rebouças. Outra atração para as crianças é a apresentação dos espetáculos Palavra Cantada e Pequeno Cidadão, com a participação de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra.

As obras musicais também terão destaque com as presenças do produtor e escritor Nelson Motta, que lançará o livro “Força Estranha”, e do cantor e compositor Erasmo Carlos, que faz o show de abertura em evento para convidados e, no dia seguinte, lança seu livro de memórias “Minha Fama de Mau”, em um encontro com o público. Outro lançamento biográfico da Bienal será o livro "Boa Noite: Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil", que contará com a presença do ícone do telejornalismo brasileiro. Os espetáculos musicais serão outro ponto alto da programação, com apresentações ainda da Orquestra Filarmônica do Ceará com o Maestro Gladson Carvalho e da Batucada Elétrica, com Hoto Junior e Banda.A programação completa está disponível no site oficial da Bienal Internacional do Livro, pelo endereço

http://www.bienaldolivro.ce.gov.br

Homenagem a Rachel de Queiroz
No ano em que completaria 100 anos, a escritora Rachel de Queiroz será a grande homenageada da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Além de dar nomes a diversos espaços dentro do Centro de Convenções, a escritora será lembrada no espaço “Não Me Deixes”, elaborado para homenagear a ilustre cearense e que traz o nome da fazenda de Rachel, localizada em Quixadá, sertão cearense. O “Não Me Deixes” irá trazer diariamente uma mostra voluntária de autores cearenses em homenagem a Rachel de Queiroz, abrindo uma oportunidade e ao mesmo tempo reconhecendo o trabalho de diversos grupos e projetos literários do Ceará, dentre os quais: Literatura de Lua (Livraria Lua Nova); Poesia Remix/Quintais Poéticos; Bazar das Letras do Sesc; Sociedade Amigas do Livro; Academias de Letras do Ceará; Abraço Literário; Associação Cearense de Escritores; Concerto nº UMnico de Poetas Independentes; Zona Poética Liberada; Eu Sou Cidadão, da Associação das Primeiras Damas do Ceará (APDM-CE); Academia Maria Ester de Literatura; Papo Literário (TVC) e muitos outros.
Aniversário de Fortaleza
No dia 13 de abril, data de comemoração do aniversário da cidade de Fortaleza, a Bienal terá uma programação especial. Está agendada a execução do Hino de Fortaleza e um cortejo do Maracatu Nação Fortaleza, além do lançamento da quarta edição do livro Fortaleza Belle Èpoque, do historiador Sebastião Ponte, e da realização de uma mesa especial de debates, reunindo alguns dos mais conceituados memorialistas do Ceará, como Airton Monte, Narcélio Limaverde e Zenilo Almada.

Ação Social e Visitação Escolar
O projeto Visitação Escolar à IX Bienal Internacional do Livro, do Programa Por Um Pacto Social pelo Livro, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), irá levar mais de 46 mil alunos da rede pública e privada de ensino para o mundo do livro, percorrendo os corredores do Centro de Convenções durante o evento. Muitos desses alunos visitantes são participantes inscritos no concurso de redação “A Bienal nas Escolas”, cujo tema este ano foi “Ser culto é a única forma de ser livre”, verso do poeta libertário cubano José Martí. A ação premiará oito alunos e suas escolas e o resultado será divulgado durante a abertura da Bienal.

Seminário
A Bienal Internacional do Livro terá também a realização do seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que reunirá destacados intelectuais para discutir integração cultural, comunicação e o futuro do Socialismo na América Latina e Caribe. Entre os nomes consagrados da literatura que participarão estão o cientista político Giuseppe Cocco (Brasil-RJ), o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, o sociólogo e cientista político Emir Sader (Brasil-SP) e a pesquisadora Aimeé Vega Montiel (México), além da presença da Ministra do Poder Popular para a Comunicação e a Informação da Venezuela, Blanca Eekhout.

IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Data: 9 a 18 de abril de 2010
Site: www.bienaldolivro.ce.gov.br
Twitter: @bienaldolivroce

Fonte: http://www.bienaldolivro.ce.gov.br

domingo, 11 de abril de 2010

Sala de Multimeios da Escola Cararu

Essa é a sala de multimeios onde trabalho. Tento mantê-la organizada e agradável para que os alunos, professores e visitantes se sintam confortáveis. Facilito a procura de livros e outras pesquisas, colocando os devidos nomes nas estantes.




sexta-feira, 2 de abril de 2010

Arquivo das Pastas Suspensas

Estas pastas foram idealizadas para aproveitar as pesquisas que os alunos fazem na internet. Eles pesquisam determinado assunto e fazem a impressão; copiam e devolvem o papel impresso para ser arquivado nas pastas e assim, sucessivamente! Com o decorrer de novas pesquisas, muitos assuntos surgirão e novas pastas serão feitas. Temos pesquisas durante o ano todo , até para outros que buscam o mesmo assunto, principalmente, os professores, os ex-alunos e a comunidade.Veja como são feitas!